Editorial

São Paulo

Karen Rodrigues

20 de novembro – Dia da Consciência Negra


Um dia muito propício para postar aqui as fotos da modelo MARAVILHOSA Karina Azevedo. Conhecemos a Karina, através da estilista Karen Rodrigues, quando fomos convidados para fotografar uma nova coleção de vestidos. Adoramos o convite, porque infelizmente ainda não temos casais negros no nosso portfólio de casamentos reais e essa é uma questão que nos intriga bastante!


Mas quem conhece nosso trabalho e nossos valores, sabe o quanto valorizamos a diversidade, inclusive a plurirracial! Até muito pouco tempo atrás não tínhamos nenhum casamento homoafetivo/igualitário no nosso portfólio e continuamos não tendo nenhum casamento lésbico (embora já tenhamos vários casamentos fechados). Mas felizmente isso acaba nos próximos dias!


Semana passada fechamos um casamento e ouvimos da noiva: “Amamos o trabalho de vocês, mas se não tivesse visto noivxs gordxs no seu site/instagram não teríamos marcado a reunião”. Todas as pessoas querem se sentir representadas e não há espaço para racismo e outros preconceitos!


Obviamente que esse não é o nosso lugar de fala, mas isso não quer dizer que não devamos debater e trazer esse assunto para discussão, afinal não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Hoje é um dia que objetiva evidenciar as desigualdades e as violências resultantes do racismo, que têm impelido à população negra dificuldades de acesso aos direitos básicos. Mas essa discussão não é de um único dia, é do ano inteiro. Inclusive é um dever de TODOS nós recriminarmos atitudes racistas.


É sempre importante refletirmos o quanto xs negrxs sofreram no período escravocrata e ao mesmo tempo enxergar e valorizar o quanto a cultura negra é cheia de riqueza. Vale lembrar que racismo é crime e que a cor da pele não torna um ser humano melhor que o outro.


Vidas negras importam!